sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SERRA DA ESTRELA - UM LUGAR MÍSTICO?

Ando a ler um livro de aventura que me tem levado a conhecer, além da civilização maia, o mundo da cristaloterapia. Ando encantada a descobrir os maravilhosos poderes dos cristais. Sabia que estas pedras tinham efeitos de harmonização das energias, mas desconhecia o efeito amplificador das ondas electromagnéticas que, inclusive levaram à construção do primeiro rádio utilizando apenas cristais.  


Isto lembrou-me algumas aventuras pelas quais passei, quando ainda vivia na zona da Serra da Estrela. As principais rochas ali presentes são o granito e o quartzo. Há um sítio onde há, literalmente, um monte de pedras de quartzo. Fui lá várias vezes com duas amigas e como ficávamos encantadas com as belezas das rochas brancas, azuis, rosas, amarelas e laranjas, acabávamos sempre por levar algumas para casa. Fruto da minha ignorância acerca deste tema, coloquei uma série de pedras destas no meu quarto. Conclusão: passei algumas noites sem dormir J Então, tirei-as de lá e dei algumas a pessoas amigas (que se riram por eu estar a oferecer-lhes pedras) e outras pu-las nas flores. Uma amiga também as pôs no jardim e ambas constatámos que no sítio onde ela as tinha posto, as flores desabrocharam e cresceram muito mais depressa do que nos restantes lugares.

O livro que agora leio fez-me reflectir na Serra da Estrela, enquanto lugar místico. Em Portugal, quando se fala em lugares místico-espirituais, pensa-se logo em Sintra, Tomar e Fátima, sendo que este último é claramente uma zona de grandes convergências energéticas, não fosse o facto de ali estar o retiro etérico da Mãe Maria e do arcanjo Rafael. Fala-se de mais um ou outro ponto, mas raramente, ou quase nunca, se fala na Serra da Estrela. A Serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal Continental; só isso já deixa motivos para reflexão. É uma zona abundante em quartzo, cristal emissor e recetor de grandes energias. Há uns anos li um livro sobre lugares espirituais, em que o autor (não me recordo os nomes, nem do livro nem do autor) tecia algumas considerações acerca do nome Serra da Estrela. Segundo ele, todos os lugares que tivessem o nome Estrela (Stela) tinham sido sítios, outrora, de grande tradição esotérico-espiritual. Como exemplo, citava Santiago de Compostela, que teria sido Santiago de Campus Stela. Devido às características geomorfológicas desta serra, não há quaisquer vestígios de antigos cultos pagãos. Verdade ou não, esta é apenas mais uma teoria.

A única certeza que eu tenho é aquela que existe dentro de mim. Para mim, a Serra da Estrela é um lugar muito especial, muito puro e com muito boa energia. Há sítios paradisíacos, bem longe da presença do Homem e das atrações turísticas de massas. A felicidade sentida ao ver a neve cair é uma das recordações mais puras que tenho daqueles tempos. Bela Serra da Estrela!



















Fotos da minha autoria

Sem comentários:

Enviar um comentário